default-logo

Vinhos – Serra da Mantiqueira Paulista

Estivemos com um grupo de amigos no último mês de maio em Campos do Jordão para um final de semana dedicado ao que os tradicionais chamariam de slow food, hoje os modernistas chamam de locavorismo, que privilegia o consumo de produtos locais e sustentável.

Primeira foto

Créditos: Serra da Mantiqueira Paulista – Campos do Jordão

Segunda foto

Créditos: Serra da Mantiqueira Paulista – Campos do Jordão

Nossa hospedagem começa na pousada de nossa amiga Lia Vassimon, proprietária da Pousada Benevento, um lugar simples como deve ser, mas aconchegante como poucos, regado a hospitalidade e uma vista para o Vale da Mantiqueira lindíssima. Lá realizamos nosso primeiro evento, um jantar só com produtos elaborados por lá. Tratava-se de copa, picanha defumada, lombo e outros, todos feitos artesanalmente. Além é claro de excelentes queijos de cabra, ovelha, e típicos caldos de abóbora e um brodo com capeletti. Isso tudo foi harmonizado com bons vinhos escolhidos por mim.

Terceira foto

FOTO: 1º jantar na Pousada Benevento

Quarta foto

FOTO: 1º jantar na Pousada Benevento

Terceira foto

FOTO: 1º jantar na Pousada Benevento

No dia seguinte as surpresas não só continuaram, como aumentaram. Nós acordamos e fomos para a Vinícola Villa Santa Maria, localizada no Bairro do Baú, no meio da serra da Pedra do Baú, o local está espetacularmente bem montado. Lá fizemos degustação de vinhos e passeio entre vinhedos e cachoeiras. Neste local você encontrará uma bruschetaria, vinhos com a marca da matriarca dona Brandina e ainda um hidromel bem legal. O local conta hoje com 60.000 mil pés e o projeto iniciou-se em 2005 com o plantio das primeiras mudas. Batizado com o termo de vinhos de butique de inverno, os vinhedos são cuidados com zelo e carinho com a poda invertida. Vale a visita!

Sexta foto

Créditos: Vinícola Villa Santa Maria

Setima foto

Créditos: Vinícola Villa Santa Maria

Saímos de lá e fomos para um outro espetáculo ainda melhor. Trata-se da Vinícola e restaurante Entre Vilas. Lá, desde 2008, produzidos no Altiplano do baú, desde 2008 a 2.600 metros acima do nível do mar, no município de São Bento do Sapucaí. Os vinhos são produzidos muito artesanalmente, a condução dos vinhedos é feita com o mínimo de intervenção química, uma vez que os vinhedos são cobertos com telas de proteção oferecendo uma proteção em interessante, apesar do custo de produção bem mais alto.

Oitava foto Nona foto

Além dos vinhos produzidos especialmente para o local, eles são exclusivos para o espetacular restaurante com serviço de comida em 6 tempos. Tudo preparado do zero e na hora.

O comando é do chef. Rodrigo Veraldi, idealizador e responsável pela condução de um projeto autossustentável imperdível. O projeto, além dos vinhos orgânicos, e do viveiro de frutas orgânicas, Frutopia, ainda conta com o primeiro lúpulo brasileiro, patenteado pelo Rodrigo.

FOTO: Restaurante Entre Vilas- Chef. Rodrigo Veraldi

11 foto

FOTO: Restaurante Entre Vilas- Chef. Rodrigo Veraldi

 

12 foto

FOTO: Restaurante Entre Vilas- Chef. Rodrigo Veraldi

Tudo isso, muito perto de São Paulo, Estrada Major Pereira km 5,5, São Bento de Sapucaí-SP. Em ambos os casos, é possível ficar e desfrutar da hospedagem em Campos do Jordão, e para finalizar, sugiro almoço no Restaurante Dona Chica, dentro do Parque do Horto Florestal. Outra experiência fantástica, comandada pelo Chef Anderson. Um lugar rústico, mas muito natural, descontraído e gostoso. Só com comida autentica da vovó e vovô do interior, com aquele tempero muito caseiro, autêntico e um cardápio variado que valoriza os produtos da região.

13 foto

FOTO: Restaurante Dona Chica

14 foto

FOTO: Restaurante Dona Chica

Apoio:

15 foto 16 foto

Recomendo a todos os passeios e se ainda quiserem algum detalhe extra, escrevam para: [email protected]


Alexandre Furniel

Embaixador Birdymee, sociólogo, sommelier e proprietário da Bendito Vinho.

[email protected]

(11) 99617-3909