Olá, comunidade Birdymee!

A dica de hoje é um roteiro muito legal na região super badalada de Pinto Bandeira, município próximo de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul.

Essa região é a de maior concentração de espumantes ótimos do Brasil. Não é a única, claro, mas concentrada em um só município, é única.

O município é muito jovem, separou-se de Bento Gonçalves em 1996 e conta com menos de 3.000 habitantes, segundo os últimos dados.

Pequeno, mas grande produtor de espumantes!

Eu destaco para vocês a Valmarino, Cave Geisse, Dom Giovanni e gigante Aurora. A visitação, com exceção da Aurora, é mais que recomendada. A visitação da Aurora acontece no centro de Bento, onde tem uma propriedade adaptada para o turismo.

Eu sugiro ao viajante tirar um dia só para se divertir nessa região e tomar grandes vinhos. Inclusive a qualquer momento deve sair a D.O de Pinto Bandeira, o que transformará a região na primeira D.O. de espumantes da América Latina.  A região será um tipo de Champagne, França e acreditem temos excelentes produtos que não ficam longe dos franceses. Acredito que com exceção dos grandes franceses, os brasileiros não deixam a desejar. Nossos produtos ganham dos mais famosos champagnes com valores bem mais baixos.

Escolha as 3 primeiras que mencionei acima. Faça duas antes do almoço, comece pela Dom Giovanni e siga para a Valmarino. Ambas têm um varejo onde poderão ser degustados vinhos e adquiridos diretamente. Na Valmarino procure o Guilherme ou seu irmão Marco, eles estão sempre no varejo nos finais de semana. O intervalo para almoço deve ser no excelente Restaurante Champenoise (sempre com reserva) dotado de um menu degustação sem igual. Termine o dia na Cave Geisse, cujo diretor responsável é o Daniel. Com um jardim maravilhoso, você poderá descansar, depois de um árduo dia de visitas, na grama com um belo espumante e ver o pôr do sol incrível.

FOTO1 (1)FOTO2

Na Dom Giovanni, você poderá se hospedar (ótima opção para quem gosta de lugares reservados) e com antecedência poderá ter um almoço ou jantar na própria vinícola. Na Valmarino, os espumantes são ótimos e tem um cabernet franc dos melhores que já tomei. A degustação acontece ali mesmo na loja e é bem informal. Já a Cave Geisse, a mais renomada entre elas, você poderá conhecer os tanques e optar por diferentes níveis de degustação. Todas valem muito a pena!

FOTO3

COMO IR E ONDE FICAR

A melhor maneira de ir é de avião até Porto Alegre + 2 horas de carro ou de Caxias do Sul + 45 min de carro. Alugue um, é bem mais barato do que ir de taxi. Em Porto Alegre tem um serviço de transporte até Bento.

A região tem muitos hotéis, facilmente você encontrará opções nos sites de hospedagem. Todas elas são corretas, bem justas e você poderá escolher qualquer uma delas dentro do seu orçamento.

Apenas ressalvo que o Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira ficam distante e você vai precisar contratar um serviço de transporte privado. Se você prefere um passeio só para os vinhedos fique em uma das opções do Vale dos Vinhedos ou na Dom Giovanni em Pinto Bandeira. Caso você queira fazer os passeios da cidade, fique em uma das várias opções do centro de Bento.

Boa viagem e saúde!

 

Caso precisem de maiores detalhes, entrem em contato comigo pelo meu e-mail.

[email protected]

 

 

Alexandre Furniel

Alexandre Furniel é sociólogo e Sommelier. Proprietários da Bendito Vinho e da FattoNord, bebidas.

Instagram: @benditovinho
Facebook: Alexandre Cremonini Furniel