Na última sexta feira dia 13 de outubro, estivemos em São Roque, no Roteiro do Vinho. Distante de São Paulo, cerca de 50 km pela Rodovia Raposo Tavares, o Roteiro do Vinho é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima.
Com dezenas de pequenos produtores, exceto a Vinícola Góes(www.vinhosgoes.com.br) que é gigante para os padrões de vinhos da realidade de São Paulo ,há dezenas de restaurantes de todos os tamanhos e preços. A região é muito interessante, vale a pena conhecer. Apesar do caminho ser feito através de uma pequena estrada, é muito boa, bem sinalizada e bem cuidada.
Iniciamos nossa visita pela Vinícola Goes, lá você pode fazer um pequeno tour, onde terá uma visita guiada por um especialista com uma degustação no final, por cerca de R$ 35,00. Como já conhecia, fui mostrar para minha mulher os vinhos diretamente. Na loja há vinhos de mesa , vinhos finos, sucos e outros acessórios para vinhos. Provamos 5 vinhos de uma joint-venture com a Casa Venturini do Rio Grande do Sul para elaboração de vinhos finos de mesa. Vale a experiência e o incentivo à produção nacional, mas realmente os preços pela qualidade não são vantajosos. Mas sempre digo, sem o incentivo, jamais vamos desenvolver nossa produção e sempre teremos que comprar vinhos importados por serem mais baratos.
Ao sair de lá, resolvemos almoçar. O melhor restaurante da região é o Villa Dom Patto. Dotado de uma culinária portuguesa de alto nível desde os anos 70, a família Patto (imigrantes portugueses) recentemente inauguraram um outro restaurante com culinária italiana no mesmo empreendimento. O espaço tem cerca de 42.000 m² e é extremamente bem cuidado, com pessoal muito prestativo e comida excelente. Dividimos uma porção de bolinhos de bacalhau com 6 unidades, estava excelente. Quando surpreendentemente o Chef. de cozinha veio até nossa mesa, sem saber que eu iria escrever este post ,nos perguntou se tínhamos alguma dúvida ao pedir o prato principal. Deixei que ele sugerisse, e indicou o Bacalhau à Valdir Nunes. Sem surpresas, era o próprio Valdir Nunes que nos atendeu. Pedimos e fomos servidos de uma posta de lombo de bacalhau enorme, acompanhado de batatas, brócolis, tomate assado, cebola assada e ovos cozidos no ponto certíssimo( dez minutos em fogo á 200°C). A porção foi suficiente para almoçarmos e ainda levarmos para casa e jantamos kkkkk. O Valdir é um filho de São Roque ,que estudou hotelaria e gastronomia e comanda uma cozinha de primeira, com muito talento e dedicação. Nosso bacalhau foi acompanhado por um vinho verde branco, fresquinho e de acidez perfeita para harmonizar com o azeite da receita.
De sobremesa ,uma rabanada servida ainda quente com uma bola de sorvete, amêndoas em fatias e redução de vinho do Porto. Estava tudo muito bem feito e prazeroso. Sugeri ao chefe que a redução também fosse de Porto, mas branco. Ficaria excelente, mas seu argumento foi que o colorido do Porto tinto era mais atraente visualmente, pelo contraste causado.
Como se não bastasse fomos tomar um café no prédio acima, onde fica o restaurante italiano e a padaria que conta com pães caseiros ,como australiano e o pão de alho (que acabamos comprando). Surpreendentemente, ao saírmos demos de cara com o Sr. Júlio, a terceira geração da família, supervisionando tudo pessoalmente.
Entrem no site: www.roteirosdovinho.com.br , lá há dicas de todos os restaurantes, vinícolas e hospedagem. Consulte também o site do restaurante: www.villadonpatto.com.br
Na volta para casa, paramos em um pequeno produtor de alcachofras, compramos umas gigantes para fazer em casa, mas essa é uma outra história….
(11) 99617-3909