default-logo

Birdymee_Viagens_Rio_01
Sempre usei a expressão “uma cidade nada óbvia” para justificar o turismo em São Paulo. E é verdade. São Paulo oferece infinitas oportunidades além das básicas  já oferecidas diariamente aos nossos visitantes. Mas num caminho contrário apontava que o Rio era uma das tantas óbvias em todo o Mundo devido você saber o que fazer numa cidade quando se programa viajar pra lá. Mas me enganei; talvez o Rio seja uma surpresa até para os seus próprios moradores pois trata-se de uma cidade que constantemente se reinventa. Só uma observação, longe de uma cidade ser ruim por ser óbvia.

No caso do Rio mesmo sendo brasileiro e morando não muito longe desconhecemos maravilhas que vão além do pão de açúcar, cristo redentor ou praia de Copacabana. Se você quer voltar pra sua casa com aquele sorriso de satisfação se abra para estas novas oportunidades que a cidade maravilhosa tem para te oferecer.
Você sabia que o carnaval acontece o ano todo no Rio? Sim, o carnaval experience aonde algumas escolas criam a atmosfera do carnaval para seus visitantes. Além de visitar e ajudar na confecção de fantasias. E existe um sonho e projeto de algumas destas escolas de samba em criar um bairro do samba, com isso abrangeria ainda mais a sensação de se estar no mais famoso carnaval do Mundo.
Também no Rio você já ouviu falar do bairro São Cristóvão? Tradicional bairro na zona norte é conhecido pela sua feira de produtos, gastronomia e cultura nordestina. Um espaço divertido aberto durante toda a semana. Além desta feira no mesmo bairro emblemático que moraram artistas famosos da música e televisão tem o Cardeg que ė como o CEAGESP em proporções menores porém um oásis para chefs de cozinha de restaurantes famosos da zona sul com alimentos frescos e com preços mais acessíveis. Além claro de uma ampla área para venda de flores, exatamente como em São Paulo é procurado por decoradores de festas e outros.
A zona norte do Rio pouco frequentada por paulistanos oferece restaurantes e botecos premiados em eventos proporcionados pela própria cidade. Nas semanas destes eventos grupos de amigos alugam vans e percorrem por todos os estabelecimentos concorrentes.  E na muralha da Urca já esteve saboreando uma cerveja gelada e comendo pescados frescos com preços ainda mais apetitosos
Ali no pé do Pão de Açúcar e de fácil acesso tanto de bicicleta como de transporte público. Aliás as ciclovias no Rio São fáceis  e de boa sinalização. Além de seguras te leva do Leblon até o centro da cidade, aonde você passa pelo aeroporto Santos Dumont. Aliás eu pergunto, você conhece alguma cidade no Mundo que possa ir para o aeroporto de bicicleta? Eu ainda não  aliás se você estiver no Rio no primeiro sábado do mês corre até a feira da Lavradio no centro da cidade.

Birdymee_Viagens_Rio_03
Além da feira com antiguidades, artesanatos , comida e bebidas você aprecia grupos de artistas apresentando suas obras sejam em musicas ou em lindas pinturas. Uma feira segura e lotada de turistas estrangeiros… Já do outro lado agora na direção da Barra da Tijuca, região oeste da cidade você já ouviu falar da Ilha da Jigoia? Uma ilha mais adentro da Barra que você atravessa de barcos e  encontra além de condomínios alguns dos melhores restaurantes de pescados da região. E o melhor, você pode ir de metrô até a estação Jardim Oceanico descer no mesmo lado e já tomar um barco de pequeno porte a preços simbólicos e passar uma deliciosa tarde.
Um pouco antes entre a barra e o Leblon tem a praia de São Conrado. Sim e ainda é zona sul. Um bairro mais residencial mas com uma deliciosa praia e é aonde as pessoas descem de asa delta ou parapente. Um bairro 360 graus de esporte porque além de nadar ou voar, você ainda tem uma floresta para escalar é um dos mais importantes clubes de golfe do país, tudo ali em São Conrado.

Birdymee_Viagens_Rio_02
E quem não quer esporte e sim ar condicionado nos dias quentes do Rio tem o shopping Fashion Mall com boas lojas, restaurantes e cinema. E pode ainda ter o privilégio de ver alguma gravação de novela neste shopping.
Falar e escrever do Rio precisa estar ligado 24 horas porque tudo isso se reinventa a todo momento. Por isso acredito que para o próprio carioca se manter atualizado é um trabalho árduo sobre a sua própria cidade. Estamos falando do Rio de todos nós brasileiros que  é nossa vitrine ao Mundo. Um lugar gigante pela própria natureza que sofre com suas rasas administrações tanto municipal como estadual. Um estado que resiste aos maus gestores e nos recebe de braços abertos na imagem do Cristo. Se já foi ao Rio, Volte. Se ainda não, se dê este presente. Evite datas festivas que a cidade fica bem cara pois o Mundo busca o nosso Rio. Outra dica; se for de ônibus ou avião pelo aeroporto Santos Dumont pegue o VLT, trem de superfície e desça em frente a um metro próximo ao seu destino. Além de economizar chega mais rápido em horários de pico. E para os homens já aviso que no metro têm horários com vagões somente para mulheres…


Marco Aurélio Moura

Embaixador Turismo Paraná, Santa Catarina e RG Sul

Cel (11) 95949.7929

[email protected]