default-logo

Cinco passeios inesquecíveis sobre trilhos

O Brasil ainda preserva alguns trajetos de trem dos tempos áureos de suas ferrovias. Viajar em uma locomotiva em roteiros como o da Serra do Mar, no Paraná, cuja ferrovia tem 125 anos de história ou na Serra da Mantiqueira, em Minas, é voltar ao passado em termos de história e cultura. Isto sem falar nas maravilhosas Vistas Deslumbrantes (siga nossas redes sociais e saiba mais sobre a estreia desta série que estamos trazendo para vocês!) que passam pelas janelas do trem, além da experiência única de viajar em uma cabine de luxo como nos tempos de nossos antepassados.

A seguir, cinco passeios inesquecíveis sobre trilhos:

1- Serra do Mar – Paraná

São várias as opções de roteiros pela Serra do Mar paranaense.

Uma das viagens mais famosas é a da linha Morretes-Antonina, duas cidades histórias do Estado que preservam muitas de suas tradições, como o famoso prato barreado. Aliás, segundo o jornal inglês The Guardian, este é um dos passeios sobre trilhos mais espetaculares do mundo! O roteiro dura cerca de 4h e percorre a Ferrovia Paraná-Curitiba, passando por pontes, túneis, vales e montanhas. Há ainda a opção de roteiro por estes municípios pela Estrada da Graciosa, considerada uma das mais belas estradas do Brasil.

crédito: Serra Verde Express

crédito: Serra Verde Express

Se você busca uma experiência de luxo, o Expresso Classique promete te levar à uma outra época a partir de um jantar requintado, em um cenário nostálgico que remete aos anos 1930. O trajeto vai da Oficina de Trens ao Jardim Botânico e retorna até a Estação Ferroviária.

crédito: Serra Verde Express

crédito: Serra Verde Express

Para saber mais, acesse o site da empresa operante pelas rotas de trem na Serra do Mar: serraverdeexpress.com.br

2- Estrada de Ferro Campos do Jordão-SP

crédito: Guia Campos do Jordão

crédito: Guia Campos do Jordão

Com 105 anos de história, a ferrovia que liga os municípios paulistas de Campos de Jordão a Pindamonhangaba foi criada para transportar os doentes com tuberculose na época de sua inauguração. Hoje, é possível visitar gratuitamente o Centro de Memória Ferroviária, em Campos do Jordão.

Quanto aos passeios, há opções entre Campos do Jordão a Pindamonhangaba e também a Piracuama.

Mais detalhes: efcj.sp.gov.br

3- Trem do Vinho – Serra Gaúcha /RS

crédito: Município de Carlos Barbosa

crédito: Município de Carlos Barbosa

Os amantes de vinho podem ter uma experiência única com este roteiro na Serra Gaúcha, que parte de Bento Gonçalves e vai até Carlos Barbosa. Não faltam degustações de vinho e suco de uva, além de muita música ao estilo da imigração italiana na região. Ao todo, são 23 km de percusso em 2 horas de viagem.

Informações: giordaniturismo.com.br

4- Trem dos Ingleses – Paranapiacaba / SP

crédito: Pinteres

crédito: Pinterest

Em Paranapiacaba, a 50 km de São Paulo, o passeio pelos trilhos ocorre em uma maria-fumaça e percorre um trecho do Pátio de Manobras, dentro do Museu Ferroviário. A operação acontece apenas aos domingos e feriados e tem duração de 20 minutos. Há a opção de viagem no carro da primeira classe, um vagão de 1914.

Saiba mais aqui: abpfsp.com.br

5- Trem Cultural dos Imigrantes – São Paulo /SP

crédito: Peixe Urbano

crédito: Peixe Urbano

Aqui a viagem ocorre dentro da capital paulista, partindo da Oficina Roosevelt, passando pela Rua da Mooca e chegando à Estação do Brás, na zona leste. Este é o antigo trajeto do Ramal Ferroviário dos Imigrantes.

Os passeios duram cerca de 25 minutos e ocorrem aos finais de semana e feriados.

Há três opções para reviver a experiência dos antigos imigrantes por esta linha ferroviária:

  • Na primeira classe, com carro da década de 1950 e equipado com poltronas;
  • Na segunda classe, com carro de 1900 e bancos duplos de madeira (atualmente, este carro encontra-se na Estação de Guararema);
  • No carro reservado, de 1928, com poltronas e cadeiras individuais.
    ⠀⠀⠀⠀

Outras informações: abpfsp.com.br


Equipe Birdymee

“Conectando viajantes pelo mundo”

[email protected]