Guia Peru Sonder

 

HOTEIS

 

ARANWA VALE SAGRADO

 

Instalado numa fazenda de 15 mil m2 e 105 suítes com jacuzzi e camas bem confortáveis, esse resort 5 estrelas fica no meio das montanhas gigantes do vale Sagrado. A diárias começam a R$ 350 e tem uma estrutura de resort colonial, com restaurante, lojinhas, spa, cinema e até uma capela super charmosa para casamentos, datada dos anos 60. Muito verde, plantas, jardins floridos se entrelaçam a piscinas e bares, com interação com aves e até alpacas no complexo.

 

Endereço: Antígua Hacienda Yaravilca, Urubamba 08670, Peru

 

BELMONT MONASTERIO CUSCO

Um hotel luxuoso em Cusco da mesma rede do Copacabana Palace que segue o mesmo estilo do primo brasileiro: resignificar um espaço antigo, no caso um prédio que foi um monastério do ano 1562! Cada quarto possui uma decoração diferente, com quadros, luminárias e móveis antigos. Conta com um pátio florido, bares, spa, espaço para evento e capela para casamentos. Lindo de morrer!

 

Endereço: Nazarenas 337, Cusco 08002, Peru

 

ARANWA PARACAS

 

Outro resort incrível da rede Aranwa, desta vez no meio do deserto, um verdadeiro Oásis!  Os diferentes tipos de quarto ficam todos em direção as piscinas que apontam para o mar, e contam com um delicioso restaurante, e dois bares, sendo um especial para drinks com pisco, super apropriado, pois é o nome da famosa província que o hotel se encontra. As piscinas são deliciosas e por estarem próximo ao mar, é comum verem aves se aproximar e interagir com você.

 

Adress: Avenida Pedro de Osma 409, Barranco, Lima, Peru

 

 

AC HOTELS LIMA

 

Esse hotel boutique supernovo da rede Marriot surpreende pelo bom gosto da decoração das acomodações, sua arquitetura e os ambientes comuns para seus hóspedes. Com quartos bem equipados e espaçosos, muitos com vista para o mar, possui um lindo restaurante na cobertura, academia 24h e um café da manhã delicioso.

 

Adress:  Malecón de la Reserva 729 Miraflores, Lima

Hotel Viñas Queirolo

 

Esse hotel fazenda é charme puro. É dentro da Vinícola Queirolo, e faz parte de viver a experiência de 139 tradição desse famoso vinho do pais. Isso tudo com luxuosas acomodações, piscinas deliciosas e um restaurante grande e completo. Durante o dia podemos conhecer, através de um tour completo, como funciona a produção, desde a colheita até o engarrafamento e acabar o dia em um mirante, tomando um delicioso champanhe ao pôr-do-sol. É mágico

 

Adress: Carretera a San Jose de los Molinos

 

Smart Tips

 

  • Em todo Peru vigora o horário GMT-5, que corresponde a 2 horas a menos do que o horário de São Paulo (BRT)
  • A moeda é a Nuevo Sol, um pouco difícil de encontrar em casa de câmbio brasileira. O Real é até aceito em alguns lugares, mas o dólar é bem mais popular nos lugares mais turísticos. Uma dica boa é sempre levar dólar trocado para não ter problemas de troco e dificuldade de conversão.
  • Lima costuma ter um trânsito um pouco complicado, então é bom reter essa informação caso haja algum compromisso de hora marcada.
  • Uma ótima opção para ir para Machu Picchu é via trem. O Peru Rail é super confortável, tem primeira classe e viaja apreciando uma vista cinematográfica, uma linda experiência.
  • Vale a pena visitar as lhamas e alpacas no Manos de La comunidade. Uma comunidade sustentável que criam os bichinhos e vendem seus produtos 100% verdadeiros e com um controle super rígido da produção têxtil e gastronômica.

 

CANT MISS

 

Parque do Amor

Revestido com mosaicos de azulejos quebrados que remetem ao artista espanhol Gaudí, esse parque em Miraflores é um mirante perfeito para contemplar o pôr-do-sol no mar de Lima e celebrar o amor. Para fazer jus ao nome, há a enorme escultura de um casal se beijando, do artista Victor Delfín, e também aqueles famosos cadeados deixados pelos casais apaixonados.

 

Malecon de la Reserva | Miraflores, Lima 18, Peru

 

Huaca Pucllana

 

Situado em Lima, esse sítio arqueológico impressiona por ser no meio da cidade! Foi uma descoberta super recente, em 1984, e é composto por milhões de tijolos verticais colocados estrategicamente para levantar essa grande pirâmide. Acredita-se que o espaço era um complexo cerimonial e administrativo de um povoado nos anos 300 e 400 D.C. Os horários de funcionamento são de 9h-17h e 19h-22h em toda a semana, com exceção as segundas, que funciona só de dia.

 

Calle General Borgoño 8, Miraflores, Peru

 

Museo Mario Testino

O fotógrafo mais hypado internacionalmente do Peru tem o seu museu próprio em Lima. Lá dentro não só encontramos uma curadoria incrível dos seus cliques com as celebridades mundiais, como também uma sala especial dedicada à Princesa Diana, com aquelas famosas fotos tiradas em 1997. O Museu também é um expoente super importante para novos artistas e para a difusão da arte contemporânea peruana para o mundo.

 

Avenida Pedro de Osma 409, Barranco, Lima, Peru

 

Bairro Barranco

Um bairro super colorido com uma mistura de estilos: meio hipster, meio boêmio, meio chique, meio decadente, meio romântico. Em Barranco encontramos bares, restaurantes e botecos no meio de flores, grafites e texturas que deixa o lugar com uma super personalidade. É um lugar perfeito para tirar fotos e ainda celebrar a vida em um mirante com vista panorâmica para o Pacífico. Não perca famosa Ponte do Suspiro, que de acordo com a lenda, se você atravessá-la prendendo a respiração, vai encontrar o seu grande amor. Vale tentar né?

 

Barranco – Lima, Peru

 

CATEDRAL DE CUSCO

 

A catedral de Cusco é conhecida como uma das mais belas das Américas, com acervo interior super rico, composto por diversa imagens e altares super trabalhados em prata e ouro. Abriga a figura do Senor de los Temblores, a figura de cristo na pele negra, famoso em todo o Peru. Demorou cerca de 100 anos para ser construída, e infelizmente não pode tirar foto dentro.

 

Plaza de Armas, Cuzco

 

EAT

KION

Em Cusco, esse delicioso restaurante mistura a culinária peruana com a chinesa, que é chamada de Chifa, e apresenta menu super rico com pratos de carne de porco, aves, frutos do mar, sopas, massas e especiais de arroz. Tudo muito saboroso em porções bem generosas. O restaurante é lindo e bem ambientado com uma estética chinesa moderna e muito colorido. Os drinks bem elaborados e as deliciosas sobremesas completam o cardápio.

 

Endereço: Triunfo 370, Cusco 08002, Peru

 

WAYRA

 

Wayra significa “vento” na língua Inca e é um restaurante que fica no rancho do hotel Sol Y Luna, no Vale Sagrado. Apresentações de montaria são feitas enquanto degustamos pratos contemporâneos da culinária peruana. Apresenta uma variedade especial de frutos do mar, massas, saladas e ainda opções de deliciosas pizzas para jantares mais descontraídos. É um restaurante que dá vontade de voltar sempre, principalmente pelo pisco sour de maracujá e a salada de queijo de cabra com beterraba e espinafre.

 

Endereço: Urubamba 08660, Peru

 

MIL

O restaurante do renomado chef peruano Virgilio Martinez em com um conceito novo com base gastronomia sustentável, produzindo absolutamente TODA a comida de forma orgânica, com base em três sensações: o entendimento, percepção e sensibilização. Queijos, batatas, grãos, chocolates e carnes estão no cardápio. O menu degustação é formado por 12 etapas que inclui batatas em extinção que são replantadas. É transformador a experiência de provar uma culinária em que a vanguarda é voltar lá para trás no começo de uma produção tão preocupada com a saúde e com a natureza.

 

Adress: Maras 08655, Peru

 

ASTRID&GASTON

 

Gastôn Acurio é o famoso chefe que apresentou o ceviche peruano para o mundo. Sua esposa, Astrid, é conhecida no pais pelas sobremesas e o trabalho com cacau. Juntos, criaram esse restaurante que já esteve entre os 50 melhores do mundo e hoje ocupa a 8ª posição da América Latina. No menu, uma gastronomia contemporânea e bem diversificada. Porco refitado, ceviche de vieiras, cuy (porco da índia) e frutos do mar. Os drinks são um espetáculo a parte. Fica dentro de um casarão colonial maravilhoso em uma decoração super-requintada no bairro de San Isidro, em Lima.

 

Adress: Avenida Paz Soldan 290, San Isidro Lima

 

ISOLINA

 

O Isolina fica no charmoso bairro Barranco e traz uma proposta de comida “de mãe”, com porções muito generosas, tanto individuais, quanto para compartilhar. Ele está no 14º lugar na lsta dos 50 melhores da América Latina. O ceviche com polvo e pescado, o ossobuco no vinho e tomates e a costela de porco com batatas são um dos exemplos para você sair de lá deslumbrado com a experiência gastronômica. Não esqueça de pedir a sangria, uma das melhores da vida.

 

Av San Martin 101, Barranco 15063, Peru

 

NIGHT

 

LYRA

 

O Club Lyra recebe todos os públicos em sua programação, mas a noite gay fica por conta da festa Wild Baby, que acontece nos sábados e cada vez com tema diferente. A casa tem uma decoração super requintada, distribuídas em 2 andares e um terraço. A pista mais dançante é a do primeiro andar, mais escuro e com música mais alta, que mistura pop e reggaeton. O terraço tem um vibe mais bar, com drinks bem elaborados, mas valores um pouco salgados. É uma boa opção para quem quer começar a noite.

 

Calle 2 de Mayo 385, Miraflores 15074, Peru

 

VALETODO DOWNTOWN

 

O Valetodo Downtown é boate mais popular de Lima e tem uma programação de tirar o fôlego. Abre simplesmente todos os dias da semana e tem uma estrutura gigante, com várias pistas e andares embalados por DJS tocando estilos diferentes de música. As drags são divertidas e fazem show com interação com o público (bem diversificado) e deixa a noite mais legal e completa.

 

Pje. los Pinos 168, Lima 15074, Peru

 

LEGENDARIS

 

Esse clube foi o que mais gostamos: começa mais tarde e tem um clima mais de paquera, tendo um público majoritariamente masculino, na casa dos 30 anos. Apresenta verdadeiros shows de drags, em superproduções com bailarinos, plumas e figurinos sensacionais. A música é boa, misturando um pouco de tudo, tribal house, pop, e os ritmos latinos super presentes nas baladas do Peru. Os shows com os gogoboys da casa é, digamos, diferente. Só conferindo mesmo! É o lugar para ficar se divertindo até de manhã.

 

Maras 08Calle Berlin 363, Lima 655, Peru

 

Mushrooms Lounge & Bar

 

Em Cusco, o Mushrooms foi um achado. Em um andar de um prédio em frente a Plaza de Armas, esse bar foca nos amantes da música eletrônica que estão a fim de uma cena clubber. O lugar tem uma decor psicodélica e seleciona os DJs sempre com uma preocupação para garantir a excelência musical nas pickups. É por isso que o som é incrível e não deve nada para as baladas desse segmento que conhecemos em São Paulo.

 

Plaza de Armas, 84 Cusco, Peru

 

 

MAMA AFRICA

 

No andar de cima do Mushrooms, encontramos a Mama Africa, uma festa totalmente diferente. Com um público mais novo e bem misturado, a festa começa com professores ensinando salsa para quem chega no local, e depois desenrola a noite com um som mais genérico, tocando muito pop e músicas estilo “festa de formatura”.  Por agradar um público muito extenso, está sempre cheio de turistas que querem beber um drink, brincar com tintas neon e dançar I Gotta a Feeling do “Black Eyed Peas.

 

Plaza de Armas cusco peru, 84 Cusco, Peru

 

 

FALLEN ANGEL

 

Ótimo para começar a noite em Cusco, o bar restaurante desse hotel oferece bons drinks e cardápio com pratos variados da culinária local. A decoração rende ótimas fotos! Com um estilo super kitsh, a atração maior são suas mesas feitas com aquários dentro de banheiras fluorescentes e um anjo robô de metal na área externa. O local normalmente fecha cedo (cerca de meia-noite) mas três vezes por ano o bar produz mega festas que são bem conhecidas. Vale acompanhar essas datas.

 

Nazarenas 221, Cusco 08002, Peru

 

CHANGO

 

Não tão longe da Plaza de Armas, umas filas na porta já indicam o clima badalado que é a Chango. Uma pista grande sempre cheia toca muito reggaeton e músicas para pista funcionar, assim como no Mama AFrica. Porém, é frequentado por um público mais velho e bem animado, misturando cusquences e turistas. Não é uma balada propriamente gay, mas o clima pareceu libertário e sem preconceitos.

 

Tecsecocha 429, Cusco 08002, Peru

 

TOURS

MACHU PICCHU

 

A atração mais famosa do Peru faz jus a qualquer comentário empolgado sobre ele. O lugar é mágico e tem uma energia inexplicável. As ruínas da vila Inca não acabada, que seria lugar de repouso da sua nobreza, foi descoberta recentemente, em 1911, escondida nas florestas no topo da montanha de 2,5 mil metros acima do nível do mar. A cidade sagrada, que é agora patrimônio cultural da Unesco, mostra o poder e a personalidade de um povoado tão único, místico e genial que habitaram a costa oeste da América Latina.

 

Aguas Calientes, Peru

 

MORAY

O Moray é um dos sítios arqueológicos mais fascinantes em Cusco por causa do seu desenho geométrico perfeito em suas simetria e profundidades. Cada camada era usada para plantar diferentes alimentos, que precisavam ser cultivados em temperaturas diversas no solo: batata, cacau, mamão, tomates e grãos eram considerados iguarias experimentais e era exclusivamente servida para a nobreza Inca.

 

Maras 08655, Peru

SALINAS MARAIS

 

Outro lugar de encher os olhos, são essas salinas com 5 mil tanques para extração de sal.  O sal de marais é super famoso, encontrado até em supermercados do Brasil. Antigamente esse local que era o fundo do oceano das Cordilheiras dos Andes e hoje pertencem a famílias tradicionais do Peru, não podendo ser vendidas e nem negociadas, somente herdadas. Ao redor podemos encontrar várias lojinhas que vendem sachês e potes de sal para todo uso. Dica: comprem as barrinhas de chocolates salgados que tem lá, são saudáveis super saborosos.

 

Maras 08656, Peru

 

OLLANTAYTAMBO

 

Esse sítio arqueológico que sobe uma grande montanha servia como ponto de descanso de viajantes do Distrito de Ollantaytambo. Hoje, ele parece uma grande escadaria de pedra com uma vista para o povoado que fica ao redor, que é um dos únicos vilarejos na época dos Incas que ainda é habitado. As ruas e as casas são construídas por pedras milimetricamente montada e remetem automaticamente à vivência do cotidiano dessa civilização. É bem emocionante porque os habitantes são uma atração à parte, a cultura popular viva do Peu, com suas vestimentas coloridas e artesanato rico.

 

Urubamba, Peru

 

RALLY EM PARACAS

 

A empresa Venturia oferece essa experiência que é para levar para a vida toda. O deserto de Paracas, no sul do Peru, é cenário de um passeio 4×4 por dunas com tamanho de edifícios, dirigida por motoristas treinados. Na metade da aventura os carros param em um oásis seco, um cenário exótico perfeito para tirar fotos e contemplar mais a paisagem. No fim do dia, após viver o pôs-do-sol do deserto, uma surpresa maior: um jantar exclusivo à luz de tochas em uma tenda no meio da imensidão das areias, te espera para um dos momentos mais marcantes que você vai viver neste país.

 

Paracas, Ica – Peru

 

ILHAS BALLESTAS

 

A Venturia também nos oferece um passeio de iate pelas ilhas Ballestas e te faz viver um ambiente em contato com uma biosfera super diversa, com milhares de espécies de aves, leões marinhos e pinguins, além de navegar entre imensos rochedos com formas esculpidas pelo oceano Pacífico. No meio do passeio nos deparamos com o El Candelabro, misterioso desenho de 2500 anos cravado em uma montanha de 500 metros, que faz a gente pensar que nós somos muito pequenos nesse multiverso desconhecido. É sensacional.

FOTOS

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 


sonder

Rangel Vilas Boas.
Tell: 011 99800-4271
E-mail: [email protected]

Site: www.sonder.lgbt