FLORIANÓPOLIS, SUAS BELAS PRAIAS E VARIADAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS

 

Florianópolis é conhecida pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas e a sua famosa lagoa de água salgada, Lagoa da Conceição. As práticas de navegação, pesca e esportes náuticos, faz com que Florianópolis tenha uma elevada qualidade de vida. A economia de Florianópolis é fortemente baseada na tecnologia da informação, no turismo e nos serviços.

Mas as praias não são as únicas atrações de Florianópolis. Há lugares magníficos para se explorar e que são paradas obrigatórias no roteiro de quem chega na Ilha de Santa Catarina e região.

1     2

FOTOS: Florianópolis vista de cima.

 

A equipe do Birdymee teve a oportunidade de visitar muitas atrações turisticas e diferentes passeios em Florianópolis e região. Fizemos alguns passeios fora da ilha, que podem ser visitados em apenas um dia. Visitamos destinos bem variados, como praias, águas termais, parques temáticos, compras, turismo religioso e até cenários montanhosos.

Começamos nosso passeio passando pela Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Floripa, Trapiche da Av. Beiramar Norte, almoçamos na Costa da Lagoa, conhecemos o Distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa, o Projeto Tamar (Barra da Lagoa), Pedras do bairro Itaguaçu, São José, e os restaurantes e ostras no Ribeirão da Ilha.

Conhecemos no município de São José (18 km de Floripa) a famosa Arena Petry que é um centro de eventos considerado o maior complexo multiuso do Brasil. Sua capacidade é para 17 mil pessoas, palco com 540 m² e atende 10 eventos simultaneamente. Inspirada na arquitetura das arenas gregas, a edificação foi construída em forma de semicírculo ao redor do palco. Desta forma os shows e espetáculos podem ser vistos de qualquer ângulo. Excepcional e ultra moderno!

3

FOTO: Arena Petry

 

No dia seguinte fomos para o Sul da Ilha e visitamos a comunidade de Santo Antônio de Lisboa que é famosa por ser pacata e charmosa vila colonial. No centro histórico, destacam-se as lojas de artesanato e artigos referentes à cultura açoriana. Já ao longo da orla, são diversas as opções em termos gastronômicos. Também visitamos algumas as oito Fortalezas da região que foram construídas pelos portugueses no século XVIII, que são legados das guerras e estão em ruinas. É uma verdadeira aula de história a céu aberto para todas as idades

 

4 5

FOTOS: Sul da Ilha – Restaurante Ostradamus (Comida: Frutos do mar)

 

Praias do Sul e Leste da Ilha

Algumas das praias mais belas de Florianópolis estão localizadas no Sul da Ilha, com praias pouco urbanizadas, muitas delas antigas colônias de pescadores que ainda preservam a história e a cultura dos nativos manezinhos da ilha. Quem prefere o Leste da ilha, conhece caminhos e paisagens menos exploradas, onde a pesca é o ganha-pão, da praia da Joaquina à Caieira da Barra do Sul.

Entre as dezenas de belas praias desta região destacamos Campeche, Armação Matadeiro, Pantano do Sul, Barra da Lagoa, Praia Brava e Praia do Forte. Uma delas se destaca pela cor de sua água, a Ilha do Campeche, cujo mar cristalino nos remete às praias caribenhas e forma um cenário paradisíaco que merece ser visitado

Praia da Armação, uma das mais antigas colônias de pescadores da ilha. É uma praia de águas geralmente mais calmas, num cenário bucólico composto por vários barcos de pescadores. É da Armação que partem os barcos para quem vai fazer o passeio da Ilha do Campeche.

Praias do Norte da Ilha

A região norte é a mais populosa durante a alta temporada, pois possui ótima infraestrutura em prestação de serviços e oferece atrações turísticas para todos os gostos, como mergulhos, trilhas, passeio de escuna, banana boat, aluguel de caiaques e dunas. Suas praias com suas águas quentes e calmas, são as preferidas dos banhistas.

O Jurerê Internacional é bairro localizado no lado esquerdo da praia de Jurerê, é pura badalação. São vários beachclubs, dayparties e bares, destino certo dos poderosos e das celebridades. A praia com mesmo nome do bairro é uma das áreas mais nobres de Floripa e um dos destinos mais badalados do verão brasileiro. O bairro planejado possui uma boa estrutura para receber os turistas, com estacionamentos, restaurantes, lojas, hotéis e uma extensa faixa de areia.

 

6

FOTO: Campanário Villagio – Resort em Jurerê

 

Já as praias dos Ingleses, Praia Brava e Santinho seduzem os surfistas com boas ondas. Em Cacupé, Sambaqui e Praia do Forte encontram-se restaurantes típicos, com moluscos frescos e a arquitetura açoriana. No Santinho, o moderno se encontra com a história. É lá que está depositado um dos maiores acervos de arte rupestre em pedras de Florianópolis. Os trabalhos datam de mais de 5 mil anos.

É nesta praia que se encontra o tradicional e ao mesmo tempo, luxuoso complexo hoteleiro o Costão do Santinho, atrai turistas e empresários do mundo inteiro para momentos de relaxamento.

7 8

FOTO: Costão Do Santinho – Resort em Florianópolis

 

Um pouquinho mais distante, porém vale muito a pena conhecer e visitar

Praias em Gov. Celso Ramos 50 km / 45 minutos

Este município localizado próximo a Floripa, acessado facilmente pela rodovia BR-101 sentido Norte, possui ao todo 23 praias, algumas delas acessadas somente por trilhas. A principal e mais procurada é a Praia de Palmas, que possui uma longa faixa de areia e uma área mais urbanizada e bem estruturada. Outro destaque é a Baía dos Golfinhos, com águas calmas e ideais para famílias com crianças, de onde partem barcos para visitar a Ilha de Anhatomirim, uma ilha que pertence a Floripa e que possui uma fortaleza antiga.

Águas termais em Santo Amaro da Imperatriz 35 km / 40 min

A região do município de Sto Amaro da Imperatriz possui muitas fontes termais, cujas águas possuem temperatura na casa dos 39 graus e são ideais para o relaxamento e para fins medicinais. Entre os hotéis da região, o Caldas da Imperatriz oferece um day use, que permite usufruir de toda sua estrutura de águas termais sem ficar hospedado no local. 

Praia da Guarda do Embaú 53 km / 47 minutos

A Guarda é uma praia com faixa de areia bem extensa e que pertence ao município de Palhoça, na região da Grande Florianópolis, e é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina. Seu acesso se dá pela estrada da Praia da Pinheira, partindo da BR-101 sentido sul. É muito procurada por surfistas por causa de suas boas ondas e possui um vilarejo com restaurantes e pousadas. Para ir da vila até a praia é aconselhável pegar um barquinho para atravessar o Rio Madre. Algumas trilhas também dão acesso à praia e em uma delas é possível ter uma excelente vista panorâmica da região.

Praia do Rosa 85 km / 1h10

Esta é outra excelente praia do litoral catarinense, também muito procurada por surfistas por causa de suas ondas. Pertence ao município de Imbituba, quase na divisa com Garopaba, e seu acesso é meio complicado, com poucas ruas pavimentadas. Para muitas pessoas a Praia do Rosa acaba sendo o destino de uma viagem, um local para passar dias relaxando, curtindo a natureza e o mar. Próximo a ela, também no município de Imbituba, há um outro local bem bonito para se visitar, a Lagoa de Ibiraquera.

Praias de Bombinhas 71 km / 1h10

O município de Bombinhas é um dos mais procurados do verão catarinense, pois possui praias mais calmas, ideais para famílias, outras com águas mais límpidas para quem curte mergulhar, e também algumas com ondas, muito procuradas pelos surfistas.  Sugerimos visitar a Quatro Ilhas e Mariscal. A estrada que leva a Bombinhas, partindo da BR-101, passa pelo município que Porto Belo, que também possui muitas praias interessantes.

Balneário Camboriú 80 km / 1h10

Balneário Camboriú é o principal destino turístico de Santa Catarina juntamente com Florianópolis. É conhecida pelos grandes edifícios e por praias como a Praia Central.

Bares, restaurantes e lojas preenchem a Avenida Atlântica, uma avenida movimentada junto à praia, onde oferece várias atrações para os visitantes.  O Parque Unipraias fica na foz do Rio Camboriú e oferece vistas a partir das tirolesas e dos teleféricos. O monumento Cristo Luz, uma enorme estátua de Cristo, contempla a cidade.

Turismo religioso em Nova Trento 85 km / 1h15

Neste município de colonização italiana encontra-se o Santuário Santa Paulina, a primeira santa brasileira. O complexo do santuário possui igrejas, capelas, museu, uma réplica casa onde a santa morava, lojinha de souvenir e também um bondinho que leva ao alto de uma colina onde há uma estátua de bronze da Santa Paulina.

Autor: Márcia Brown


721c3c20-3943-4581-97b8-eaaef6a7b28e
Márcia Brown
[email protected]