default-logo

Curitiba já é um case de sucesso. É raro ouvir alguém falar mal da cidade. Já foi conhecida como uma cidade fria, não só no clima, mas também no acolhimento das pessoas. Felizmente isso mudou. Como descendente dessa base, nasci em São Paulo e fui criado em Curitiba, tenho que defendê-la e provar que mesmo sendo uma região com base alemã, ucraniana e polonesa quando as portas se abrem sentimos o calor que estes povos são capazes de nos dar.
Sinto esta mudança sim. E, a chegada de inúmeros brasileiros e estrangeiros vindo de todas as partes do Brasil e do mundo trouxeram novos hábitos e formas diferentes de interagir.

4
Mesmo vivendo em São Paulo, ultimamente tenho estado mais em Curitiba e é sempre uma grande surpresa – a cidade está ainda melhor e mais bonita. São tantos lugares inusitados que às vezes parece que estamos em outro País. Bares, restaurantes, hotéis que lembram alguns que conheci  na Europa onde oferecem algo a mais do que apenas comidas e bebidas. Apresentações de artistas circenses em performances inusitadas, cardápio criativo e inspirado nas grandes cozinhas do mundo estão por aqui, muitas vezes em locais novos e descolados. Um destes lugares é o bar Ginger, que tem uma galeria de arte na entrada e nenhuma placa com o nome do local. E mais, você precisa ligar antes para uma reserva e pegar a senha da noite. Sim, senhas criativas e divertidas.

8
E, algo que me chamou muito a atenção aqui em Curitiba são os centros comerciais feitos sobre  containers. São vários e, um que merece ser visitado é #AHortaBikeCafe, que integra um café com uma horta ao fundo e uma bike pendurada em seu teto. E o passeio deve continuar para encontrar diversão e p tomar um chopp num local e ao lado o melhor fish and chips #mercadoDoSal ou A Ostra Bêbada, um boteco literalmente de esquina bem próximo do calçadão da Boca Maldita. Sabe aquela doceira bacanuda – #caramelodrama. Tudo com acessos fáceis e seguros que através de um bom aplicativo de localização fica ainda mais perto e rápido.

10
Você ainda precisa conhecer outras atrações turísticas – como o Museu Egípcio e do Holocausto, únicos do Brasil. Amante assumido do Egito me surpreendi muito em saber do museu egípcio . Ao visita-lo me  deu aquela saudade do meu Egito. Em outro museu, muito bem montado, podemos  conhecer a história dos judeus e  do holocausto. É história pura e verdadeira e, olhe que já   visitei museus sobre o mesmo tema em Berlim, Washington  e Jerusalém e, realmente, Curitiba fez um trabalho primoroso na montagem dos dois museus. No mais, ainda vale o passeio pelo Jardim Botânico, Museu Niemeyer, Ópera do Arame, Parque Taina, Barigui… do Papa ou Alemão, feirinha do Largo da Ordem…enfim, é Curitiba se abrindo para os seus visitantes e moradores.

1


Marco Aurélio Moura

Embaixador Turismo Paraná, Santa Catarina e RG Sul

Cel (11) 95949.7929

[email protected]