default-logo

Para quem curte astronomia ou simplesmente quer admirar uma bela noite estrelada, a boa notícia é que no Brasil há diversos pontos onde contemplar o céu noturno é um verdadeiro espetáculo.

20170412131538901758o
Entretanto, a observação do céu noturno depende muito de fatores meteorológicos. Quanto mais aberto o tempo e escuro o lugar, melhor será a capacidade para se ver os astros. Assim, algumas condições básicas para uma observação de sucesso são:

  • afaste-se, por pelo menos, 50 km dos grandes centros urbanos. A iluminação das cidades impede com que se veja o céu com clareza. Quanto mais escuro o lugar, mais os astros brilharão a seu favor;
  • prefira locais com boa altitude, onde o ar rarefeito impede a formação de nuvens;
  • no Brasil, a partir de março, quando termina a temporada chuvosa do verão, já é possível ter noites mais límpidas devido ao ar seco. No entanto, os astrônomos apontam o inverno (junho a setembro) como a melhor época para se contemplar o céu noturno. Além das estrelas, os admiradores também podem observar, com precisão, Júpiter e Saturno através de um telescópio.

Selecionamos quatro lugares no Brasil, recomendados por astrônomos, onde a vista do céu noturno, nas condições indicadas, te deixará boquiaberto:

1- Nova Friburgo (RJ)

Três Picos - Nova Friburgo Noite

Créditos: Diego/Fotolia

Situada na Serra do Mar, o município é um dos melhores locais do país para se observar as estrelas, segundo o Observatório Nacional.

No Parque Estadual dos Três Picos, é possível admirar o céu noturno a partir de quatro altitudes diversas (que dependem  do preparo físico de cada admirador). No Vale dos Deuses, onde ocorrem os acampamentos, já é possível ter uma boa perspectiva dos astros. Mas se você gosta de se aventurar, um guia te levará ao Pico Menor, com 2260 metros de altitude, ao Pico Médio, com 2280 metros ou ao Pico Maior, com 2316 metros. Só esteja preparado para caminhar e escalar!

2- São Francisco Xavier (SP)

Glowing camping tent in the night mountain forest under a starry sky

Créditos: Miracle Moments

Distrito do município de São José dos Campos, São Francisco Xavier está na Serra da Mantiqueira, a 720 metros de altitude. O local oferece muitas pousadas, onde admirar o céu noturno é apenas um dos grandes atrativos da cidade.

3- Itabira (MG)

Starry night sky with Milky way over forest. Natural night landscape.

Créditos: Milosz

O Observatório Nacional também cita a cidade como um dos melhores destinos para se contemplar o céu noturno. Com 795 metros de altitude e repleta de natureza, a região é uma boa pedida para trilhas.

4- Alto Paraíso de Goiás (GO)

e268d35a4dd7887191ee219eab92a897

Créditos: Márcio Cabral

A cidade está a 1232 metros de altitude e seu pico mais alto atinge 1691 metros. Dona de todos os requisitos para uma excelente observação do céu à noite, a região ainda presenteia os admiradores com os sons de muitos animais noturnos, como as onças.

Com informações  de Mapa do Meu Céu



Equipe Birdymee

“Conectando viajantes pelo mundo”

[email protected]