default-logo

Os amantes de roteiros com natureza podem se esbaldar quando o assunto são cachoeiras

O Brasil é um destino privilegiado ao reunir tantas, das mais variadas alturas e extensões, em todo o seu território.

Um dos cartões-postais do país, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, são Patrimônio Natural da Unesco e reúnem 275 quedas, sendo considerada a maior do mundo, em volume de água.

Outras quedas d´água brasileiras que impressionam por sua grandiosidade são o Salto do Rio Preto, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás,  o Véu da Noiva, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso e o Salto Yacumã, no Rio Grande do Sul, além de outras.

Que tal um banho de cachoeira?

Se observar as cachoeiras é um espetáculo maravilhoso,  poder tomar banho em muitas delas é uma dádiva.

A seguir, 5 cachoeiras que te deixarão boquiaberto antes de imergir em suas águas:

1- Cachoeira do Formiga (TO)

formiga-03
Sem dúvidas, uma das grandes atrações do Jalapão, no Tocantins. Apesar de sua queda d´água não ser muito grande, a piscina natural formada a partir da cachoeira  surpreende a todos: com tons verde-esmeralda, a água é tão cristalina que se pode enxergar o fundo de areia calcária. Uma das grandes dicas para quem busca se refrescar no calor da região.

2- Cachoeira Santa Bárbara (GO)

santa barbara
Localizada na Chapada dos Veadeiros,  em Goiás, a Cachoeira Santa Bárbara tem 30 metros de altura e água em tons azulados que lembram o Caribe: um prato-cheio para mergulhadores e fotógrafos!

3- Cachoeira do Riachão (PI)

conheca-a-cachoeira-do-riachao-mais-um-atrativo-dentro-do-parque-de-sete-cidades_93563Q9rtt
Um dos atrativos do Parque Nacional Sete Cidades, no Piauí. O acesso à Cachoeira do Riachão se dá através de uma trilha de fácil deslocamento, seguido pela descida de 77 degraus construídos em 1965. Mas atenção: a queda d´água só ocorre no período chuvoso, de fevereiro a maio. No verão, a cachoeira seca totalmente.

4- Cachoeira Queda de Meus Deus (SP)

cachoeira_queda_do_meu_deus
Prepare-se para caminhar até chegar ao destino final: a cachoeira Queda de Meu Deus. A trilha até o local é de dificuldade média, mas o esforço compensa: o turista se depara com piscinas naturais cristalinas, três cachoeiras menores e fauna e flora típicas da Mata Atlântica. Como prêmio, eis a Queda de Meus Deus com seus 53 metros de altura, poço para nadar e uma pequena caverna por trás da cascata.

5- Cachoeira Urucá (RR)

Cachoeira-do-Urucá
Se você procura a selfie perfeita,  você deve visitar a Cachoeira do Urucá, em Roraima. “Urucá” significa “Rio de Ouro” e o acesso à queda d’água é muito acidentado, o que impede o tráfego de veículos pelo caminho. Formada em um paredão, a Cachoeira do Urucá se finaliza em uma piscina de águas esmeraldas: um tesouro em meio à mata para ser celebrado com muitas fotos!



Equipe Birdymee

“Conectando viajantes pelo mundo”

[email protected]