Os amantes de roteiros com natureza podem se esbaldar quando o assunto são cachoeiras
O Brasil é um destino privilegiado ao reunir tantas, das mais variadas alturas e extensões, em todo o seu território.
Um dos cartões-postais do país, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, são Patrimônio Natural da Unesco e reúnem 275 quedas, sendo considerada a maior do mundo, em volume de água.
Outras quedas d´água brasileiras que impressionam por sua grandiosidade são o Salto do Rio Preto, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o Véu da Noiva, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso e o Salto Yacumã, no Rio Grande do Sul, além de outras.
Que tal um banho de cachoeira?
Se observar as cachoeiras é um espetáculo maravilhoso, poder tomar banho em muitas delas é uma dádiva.
A seguir, 5 cachoeiras que te deixarão boquiaberto antes de imergir em suas águas:
1- Cachoeira do Formiga (TO)
Sem dúvidas, uma das grandes atrações do Jalapão, no Tocantins. Apesar de sua queda d´água não ser muito grande, a piscina natural formada a partir da cachoeira surpreende a todos: com tons verde-esmeralda, a água é tão cristalina que se pode enxergar o fundo de areia calcária. Uma das grandes dicas para quem busca se refrescar no calor da região.
2- Cachoeira Santa Bárbara (GO)
Localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a Cachoeira Santa Bárbara tem 30 metros de altura e água em tons azulados que lembram o Caribe: um prato-cheio para mergulhadores e fotógrafos!
3- Cachoeira do Riachão (PI)
Um dos atrativos do Parque Nacional Sete Cidades, no Piauí. O acesso à Cachoeira do Riachão se dá através de uma trilha de fácil deslocamento, seguido pela descida de 77 degraus construídos em 1965. Mas atenção: a queda d´água só ocorre no período chuvoso, de fevereiro a maio. No verão, a cachoeira seca totalmente.
4- Cachoeira Queda de Meus Deus (SP)
Prepare-se para caminhar até chegar ao destino final: a cachoeira Queda de Meu Deus. A trilha até o local é de dificuldade média, mas o esforço compensa: o turista se depara com piscinas naturais cristalinas, três cachoeiras menores e fauna e flora típicas da Mata Atlântica. Como prêmio, eis a Queda de Meus Deus com seus 53 metros de altura, poço para nadar e uma pequena caverna por trás da cascata.
5- Cachoeira Urucá (RR)
Se você procura a selfie perfeita, você deve visitar a Cachoeira do Urucá, em Roraima. “Urucá” significa “Rio de Ouro” e o acesso à queda d’água é muito acidentado, o que impede o tráfego de veículos pelo caminho. Formada em um paredão, a Cachoeira do Urucá se finaliza em uma piscina de águas esmeraldas: um tesouro em meio à mata para ser celebrado com muitas fotos!
“Conectando viajantes pelo mundo”