default-logo

Que o Rio de Janeiro tem infinitas opções de turismo e lazer para todo tipo de visitante, eu já disse aqui. Já disse também, que a maioria das atrações turísticas já estão em processo de retomada de suas atividades, seguindo todas as medidas de segurança sanitária recomendadas pelos órgãos de saúde. E já que planejar está liberado, hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas do que visitar em poucos dias na cidade. Claro que é muito difícil conhecer tudo em tão pouco tempo. Pensando nisso, destaquei apenas os pontos que considero que uma vez em solo carioca, todo turista tem que conhecer!

Dica importante: Tente ficar hospedado na Zona Sul. É na Zona Sul da cidade, ou não muito longe dali, que se concentram a maioria dos pontos turísticos que vou indicar hoje.

Bondinho Pão de Açúcar – Créditos: pixabay.com

Vamos começar?

1º dia: Conhecendo as praias mais famosas da Zona Sul

Comece o dia bem cedinho, pelo Forte do Leme e a praia do bairro. Esse é o posto 1 das praias da Zona Sul. No mirante, você terá uma vista espetacular de toda a orla até o posto 6 em Copacabana, que por si só já é uma grande atração turística. Por falar em Copacabana, eu já escrevi aqui no Birdymee muitas dicas sobre o turismo no bairro: praia, onde se hospedar, onde comer, etc. Se você não leu, clique aqui.

No final da orla de Copa, não deixe de tomar um café da tarde na Confeitaria Colombo e apreciar a vista inversa do mirante do Leme – para mim, uma das mais lindas da cidade. Mas não fique lá por muito tempo! O pôr do sol tem que ser visto da Pedra do Arpoador. É tão espetacular que não há quem não se renda às palmas depois que o sol se vai. A pedra e a praia do Arpoador estão ao ladinho da praia de Ipanema, um lugar que você se sente respirando a Bossa Nova. Não há como passar por Ipanema e não cantarolar, ainda que mentalmente: “moça do corpo dourado, do sol de Ipanema…”. Logo depois de Ipanema, está a praia do Leblon, frequentada por artistas e gente descolada da cidade. E seguindo as dicas de vistas deslumbrantes, não deixe de subir o mirante do Leblon no final da orla, na subida da Avenida Niemayer; a vista é de tirar o folego!

2º dia – Uma volta pelos pontos turísticos famosos

Comece o dia com um café da manhã no Parque Lage. Esse é um parque público localizado aos pés do morro Corcovado. O restaurante funciona todos os dias, a partir das 9h da manhã. Aproveite o clima bucólico do lugar, rodeado pela mata atlântica.

A menos de 2km dali, está o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mais um oásis no meio da cidade, assim como o Parque Lage. Passear entre as orquídeas, palmeiras imperiais e vitórias-régias faz qualquer um esquecer o agito da cidade grande. Não deixe de acessar o site do local antes para programar sua visita: www.jbrj.gov.br

Também muito perto do Parque Lage e do Jardim Botânico, está a Lagoa Rodrigo de Freitas. A lagoa tem cerca de 7,5km de extensão (ciclovia) e é mais um lugar espetacular. É possível alugar bicicletas individuais ou para família, passear nos famosos pedalinhos da lagoa, ou simplesmente admirar a beleza da natureza. Como a lagoa é muito grande, é quase impossível dar a volta completa nela em pouco tempo, por isso, minha dica é ver o mapa antes para escolher qual ponto da lagoa você quer conhecer. Aproveite para almoçar no Bar Lagoa, um dos restaurantes mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Depois do almoço, siga para aquele que é o ponto turístico mais cobiçado por todas as pessoas que visitam o Rio: o Cristo Redentor. É de lá que você vai ter a vista mais deslumbrante que eu posso te indicar. Você vai ver cada um desses lugares que já indiquei e todo o resto da cidade, mas de forma bem privilegiada; lá de cima, recebendo o “abraço” do Cristo. Tente ficar até o pôr do sol. Não tenho palavras para descrever esse momento visto lá de cima, só quem já viu sabe a sensação. Mas fique atento: o dia deve estar muito ensolarado para ter essa vista! Se estiver com muitas nuvens, não recomendo subir no Corcovado. Em um dia com muitas nuvens será difícil ver até o próprio Cristo, que estará ali pertinho, e a vista da cidade lá embaixo então… sem chances!

Para maiores informações sobre horários e valores de ingressos, acesse o site: www.tremdocorcovado.rio

3º dia – Cultura e mais um pouco de vistas deslumbrantes

O Rio de Janeiro não é só praia, é também uma cidade muito rica culturalmente. No Centro da cidade você encontrará muitos museus incríveis, como os novíssimos Museu de Arte do Rio (Mar) e o Museu do Amanhã, inaugurados em 2013 e 2015 respectivamente, na região do Porto Maravilha, que é fruto de um projeto de revitalização da região portuária do Rio. E uma vez estando lá, aproveite para conhecer também o mural Etnias, do paulistano Eduardo Kobra, declarado pelo Guinness Book de 2016 como o maior do mundo, e a mais nova e famosa atração da cidade: a Rio Star, roda gigante no maior estilo London Eye, inaugurada em 2019. É lá também que está localizado o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul.

No Porto Maravilha existem muitas opções de restaurantes para almoçar, mas se quiser outra opção, siga direto para o próximo passeio: o Bondinho Pão de Açúcar, no bairro da Urca, e aproveite as opções gastronômicas lá em cima. Essa é mais uma vista espetacular da cidade! Cartão-postal do Rio de Janeiro, o parque é formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar que, interligados por um teleférico (bondinho), permitem que o visitante descubra novos ângulos da cidade, a uma altura de até 396 metros acima do nível do mar. Não deixe de entrar no site do parque para programar sua visita e comprar os ingressos: www.bondinho.com.br

Ao descer, você pode conhecer a praia Vermelha, que está aos pés do bondinho. Minha dica é que termine o passeio tomando um tradicional chopp carioca e apreciando a paisagem, na famosa mureta da Urca. O clima é super descontraído! E se ainda estiver com pique, aproveite a última noite e se despeça da cidade na Lapa, reduto da boêmia carioca. São muitas opções de bares, restaurantes, casas de shows, música, comida boa, chopp gelado e gente se divertindo por todo lado. Não deixe de registrar o momento com uma foto nos famosos Arcos da Lapa e na Escadaria Selarón!

Espero ter ajudado no seu roteiro e que você aproveite muito essa cidade incrível que é o Rio de Janeiro!

Até a próxima!


Taiane Mazzé
Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro.

[email protected]

(21) 98253.0032