Precisa viajar com seu pet na quarentena? Saiba o que fazer

josh-rakower-zBsXaPEBSeI-unsplash

Todos devemos permanecer em casa durante a quarentena, mas se houver extrema necessidade de viajar e tiver que levar o seu pet (cachorro ou gato), tenha em mente que os cuidados com o transporte do animal devem seguir regras de segurança estabelecidas por autoridades e convencionadas por empresas.

Seja de carro, ônibus ou avião algumas medidas são válidas para todas as opções:

  • Planeje com antecedência a viagem com o seu bichinho. Avalie se o ato de viajar será tão proveitoso para ele quanto será para você. Lembre-se: alguns pets podem se estressar durante o percurso ou  por sentirem-se inseguros no local do destino, podem causar problemas.
  • Antes de viajar, marque uma consulta no veterinário para um check-up da saúde do animal. Em viagens entre Estados e em transportes de ônibus e avião, há a necessidade de apresentar um atestado assinado por um veterinário sobre as condições de saúde do animal.
  • Consulte o veterinário para saber o que fazer em caso de enjoos do pet durante a viagem.
  • Em hipótese alguma, o animal poderá viajar solto no veículo. Cintos de segurança ou caixas de transporte deverão ser utilizadas a depender do transporte e do porte do animal.
  • Garanta água e comida a seu bichinho durante toda a viagem, mas sem exageros.

Viagem com o pet de carro

emerson-peters-oBCT3obZ6OY-unsplash

Cachorros de porte miniatura e gatos devem ser transportados em caixas próprias. As caixas devem ser fixadas com o cinto de segurança para impedir que se movimentem.

No caso de cachorros maiores, o uso do cinto de segurança é o ideal. No mercado, existem diversos tipos e tamanhos de cintos de segurança próprios para cães, que em conjunto com o cinto do carro, garantem a segurança do pet e de todos aqueles que estiverem no veículo.

Faça quantas paradas for preciso para que o seu animal faça suas necessidades físicas, caminhe e se alimente. Amor , compreensão e paciência são fundamentais nesta hora para que o seu filho de quatro patas sinta-se seguro, acolhido e confortável durante a viagem.

Viagem com o pet de ônibus

viaje-de-onibus-e-leve-seu-bicho-de-estimacao-com-voce-3_rodoviaria online

Além do atestado de boa saúde assinado por um veterinário, o tutor deverá transportar o seu pet em uma caixa própria. Em geral, as empresas permitem o transporte de animais de até 10kg.

Como não há uma regra definida neste meio, cada empresa tem a sua política para a aceitação de transportes de pets. Por isso, para evitar surpresas, entre em contato com antecedência com a empresa e informe-se.

Viagem com o pet de avião

cdc-CMhVRKI6vSY-unsplash

Cada empresa aérea tem suas próprias regras para o transporte de animais de estimação. Verifique o procedimento com antecedência.

Voos nacionais e internacionais têm regras próprias. No caso de voos para o exterior, além de consultar as regras da companhia aérea, o tutor do animal também deverá garantir que as regras para a entrada do animal no país de destino tenham sido seguidas.

 

Deixe um comentário

*