default-logo

O Porto Maravilha do Rio de Janeiro é um dos maiores projetos de revitalização urbana que aconteceu na cidade, pelo menos nos últimos 30 anos. O projeto que deu vida a região portuária – e é um legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – foi baseado em princípios de sustentabilidade. Reurbanização de vias, recuperação e ampliação da infraestrutura, implantação de veículo leve sobre trilhos (VLT) e construção de ciclovias, foram algumas das transformações feitas pelo projeto. Desde então, o local se tornou um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, com atrações para todos os gostos.

Hoje vou contar para vocês um pouco sobre cinco atrações que você não pode deixar de conhecer no Porto Maravilha. Vamos lá?

  • Museu do Amanhã

Logo na chegada, a arquitetura do museu impressiona! Localizado na Praça Mauá, às margens da Baía de Guanabara, o Museu é o grande ícone da revitalização da zona portuária e tem como proposta fazer com que o visitante reflita sobre o futuro do planeta e suas mudanças climáticas. Sua arquitetura futurista foi projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, inspirado na Baía de Guanabara.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o horário de funcionamento do museu mudou. Está aberto ao público de quinta a domingo, das 10h as 17h. E os ingressos não estão sendo vendidos na bilheteria, somente pelo site Ingresso Rápido.

  • Museu de Arte do Rio – MAR

Também localizado na Praça Mauá, a apenas alguns metros do Museu do Amanhã, o MAR tem uma proposta completamente diferente de seu vizinho. Sua proposta é revisitar o passado, a história natural e o surgimento da civilização.

O prédio tem uma vista panorâmica de toda a Praça Mauá e Baía de Guanabara, e um restaurante maravilhoso no terraço. Atualmente, devido à pandemia do novo coronavírus, o museu encontra-se temporariamente fechado para visitação.

  • Mural Etnias

No caminho entre os museus e o Aquário do Rio, você vai passar pelo Mural Etnias, com várias artes de rua feitas nas paredes ao longo de todo o trajeto. A maioria delas feita por Kobra, artista de rua que ganhou a fama no mundo por seus retratos expressivos cheios de cores. E o melhor: não há nenhum custo para apreciar o trabalho do artista e tirar fotos incríveis!

fonte: pixabay.com

  • AquaRio

São 5 mil moradores de 350 espécies do Brasil e do mundo divididos em 28 tanques no maior aquário marinho da América do Sul. Além disso, o visitante tem acesso a exposições incríveis como o Museu do Surf, o Museu da Ciência, e o Grande Tanque Oceânico.

O aquário funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Sábado, domingo e feriado, das 09h às 17h. E os ingressos variam entre R$70,00 e R$160,00.

  • Roda Gigante RioStar

A maior roda gigante da América Latina, está bem ao lado do AquaRio e é a mais nova atração do Porto Maravilha, inaugurada em 2019. A vista da cidade maravilhosa é ainda mais encantadora lá de cima! Eu já escrevi um artigo aqui no Birdymee com todas as informações sobre a Rio Star. Se você não leu, clique aqui e fique por dentro de horário de funcionamento, ingressos, etc.

Como chegar

Existem várias formas de chegar ao Porto Maravilha – mais especificamente à Praça Mauá, onde estão os museus. Algumas delas são:

  • Metrô

A partir da Estação Uruguaiana, há duas opções de caminho a pé:

  • Atravesse a Avenida Presidente Vargas, siga pela Rua Acre até chegar à Praça Mauá / Museu do Amanhã; ou
  • Siga pela Avenida Presidente Vargas no sentido Igreja da Candelária, dobre à esquerda na Av. Rio Branco e siga em frente até chegar à Praça Mauá / Museu do Amanhã.
  • VLT 

Para chegar de VLT, pegue uma composição da linha 1 (azul) – sentido aeroporto Santos Dumont ou sentido rodoviária | Praia Formosa – e desça na “Parada dos Museus”. A estação fica aproximadamente 200 metros de distância do Museu do Amanhã. Visualize o mapa das paradas no site http://www.vltrio.rio

  • Carro

As atrações não dispõem de estacionamento, mas existem estacionamentos particulares na região. O mais próximo fica no edifício RB1 (Av. Rio Branco, 1), a cerca de 100m da entrada do Museu do Amanhã.

  • Ônibus

Consulte o site Vá de Ônibus para saber qual a melhor opção de linha para visitar o local.

Não esqueça de levar água, boné, óculos de sol e protetor solar. Use roupas confortáveis e tênis, porque se considerar o passeio completo nos pontos indicados acima você vai andar cerca de 3km. E claro, em tempos de pandemia, também não esqueça máscara, álcool em gel e mantenha o distanciamento social para garantir um passeio mais seguro.

Espero que tenham gostados das dicas! Na sua próxima visita à cidade maravilhosa, não deixe colocar o Porto Maravilha e suas atrações no seu roteiro!

Até a próxima!


Taiane Mazzé

Taiane Mazzé
Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro.

[email protected]

(21) 98253.0032