default-logo

Em sampa, contamos com 70 parques municipais que já estão abertos na cidade e funcionam em horário normal. Apesar da retomada dos horários, os parques permanecem funcionando restrito aos dias de semana.

A cidade de São Paulo, é uma das cidades mais populosas do mundo. Por mais que edifícios e casas tomem conta de grande parte do verde, ainda existem parques e locais onde é possível ter um maior contato com a natureza. Selecionamos 3 parques bem conhecidos para falar um pouco mais:

Parque Ibirapuera
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Reduto dos paulistanos, o Ibirapuera é o mais importante parque urbano de São Paulo e é tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo. Seus três lagos artificiais são interligados e ocupam 1,6 milhão de m². Foi inaugurado em 1954 para comemorar o quarto centenário da cidade. Possui ciclovia, 13 quadras iluminadas, pistas de corrida, playground, aparelhos de ginastica, passeio e descanso e áreas abertas para shows. Abriga prédios públicos, museus, planetário, o prédio da Bienal, ginásio de esportes, Museu do Presépio, Museu da Aeronáutica e do Folclore, o Obelisco (parqueibirapuera.org/areas-externas-do-parque-ibirapuera/obelisco-do-ibirapuera/), o Monumento às Bandeiras (parqueibirapuera.org/areas-externas-do-parque-ibirapuera/monumento-as-bandeiras/) e o Pavilhão Japão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No parque há diversos atrativos para o publico desde passeios culturais e educativos como caminhadas monitoradas, atividades de Bird watching no seus jardins e paisagens repletas de flores e arvores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Viveiro Manequinho Lopes
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O viveiro produz mudas de espécies ornamentais herbáceas, arbustivas, trepadeiras, de interior e plantas medicinais para uso no município, além de receber e distribuir mudas de árvores usadas nos programas de arborização urbana.
Horário de funcionamento:  a partir de segunda-feira (24/8)
– Portões: 2, 3, 5 e 10: 5h às 0h.
– Portões: 4 e 9: 5h às 22h.
– Portões: 7: 6h às 20h.
– Portões fechados: 6, 7A, 8 e 9A
Sábados, domingos e feriados: fechado
(fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Créditos: Amanda Perobelli/Reuters

Créditos: Rafael Castilho

Créditos: Check In São Paulo

Parque Vila Lobos
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi no ano de 1987 que surgiu a ideia de criar um parque em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos e, anos depois, o Parque Villa-Lobos deixaria de ser um projeto para se tornar um dos parques mais visitados da cidade de São Paulo. Localizado na região Oeste da Capital e fundado em 1989, o Parque Villa-Lobos abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui aparelhos para ginástica, pista de cooper, de patins e skate, tabelas de street basketball, anfiteatro aberto com 750 lugares e área aberta para shows, sanitários adaptados e lanchonete.
As margens do rio Pinheiros, o parque é muito procurado para caminhadas, passeios de bicicletas e práticas de esportes. Além das áreas verdes, o parque conta com o “Orquidário Ruth Cardoso”e o “Ouvillas”, espaço ao ar livre com taludes, bancos e espreguiçadeiras para que os visitantes apreciem apresentações musicais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 17:30 ás 19:00 (Fonte: Parque Villa-Lobos)

Créditos: greenpeople

Créditos: Jose Cordeiro/SPTuris

Créditos: Máquina do Esporte

Créditos: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Parque Ecológico do Tietê
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Inaugurado em 1982 e com mais de 14 milhões de m2, está localizado na Zona Leste de São Paulo. Além de preservar fauna e flora da várzea do rio Tietê, o parque proporciona uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer, recebendo milhares visitantes. Principais atrações: Centro de Educação Ambiental, Centro Cultural, Museu do Tietê, biblioteca e Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga 2 mil animais apreendidos ou doados. O projeto arquitetônico e paisagístico do parque foi concebido pelo arquiteto Ruy Ohtak.
Além de quadras poliesportivas, trilhas para caminhada e campo de futebol o parque conta com quiosques com churrasqueiras para locação, um conjunto aquático, com piscinas para adulto e criança, playgrounds, aluguel de bikes e pedalinhos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8:00 ás 17:00 (Fonte: Parque Ecológico do Tietê)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Créditos: Patrícia Ribeiro/Passeios Baratos em SP

Créditos: Fuja

E aí, que tal visitar um desses parques, ter maior contato com a natureza, praticar exercícios ou simplesmente fazer uma caminhada?

Créditos: Wikipédia, Cidade de São Paulo

Equipe Birdymee

“Conectando viajantes pelo mundo”

[email protected]