Com clima majoritariamente tropical, o outono no Brasil é variado: quente, mas com folhas secas em algumas regiões, com temperaturas amenas em outras e ainda há aquelas que não sentem o seu efeito.

Diante de tanta diversidade climática para uma mesma estação, confira ótimos destinos nacionais para a época que vai entre março a junho de cada ano.

1- Campos do Jordão   

campos

 

Queridinha dos turistas durante o outono-inverno, a cidade paulista de Campos do Jordão, situada na Serra da Mantiqueira é privilegiada com o clima de montanha. Durante o outono, o dourado das folhas de plátanos (árvores que estão nas principais ruas da cidade) são um dos encantamentos da região. Aproveite para visitar o Horto Florestal e o Amantikir. À noite, com o friozinho circulando pela serra, uma boa pedida são os pratos quentes com pinhões.

   2- Rio de Janeiro 

praias-no-rio-de-janeiro-1-740x415

A capital carioca, símbolo do verão brasileiro, continua a ser maravilhosa também no outono. Com temperaturas mais amenas, em torno dos 20ºC, e tempo mais seco, a estação é propícia para se investir em passeios pela cidade — e passar bem longe do ar-condicionado!

Além dos pontos turísticos (com menos turistas nesta época do ano), que tal conhecer as melhores comidas de boteco cariocas? Se quiser viajar para o Rio de Janeiro, saiba que as passagens e hospedagens custam menos no outono e a cidade não está aglomerada.

3- Gramado   

outono-gramado-640x480

Sem dúvidas, Gramado, na Serra Gaúcha, é um dos locais mais visitados por turistas no Brasil quando as temperaturas caem. As folhas secas no chão, o tom avermelhado das árvores, neblina e cheiro de relva molhada criam o clima propício para enrolar o cachecol no pescoço e passear pela Rua Horácio Cardoso, dar uma volta no Lago Negro e  também comprar uns pães na Casa do Colono.

  4- Pantanal   

pantanal_ciclovivo

O rico ecossistema situado entre os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso é um dos destinos mais procurados durante o outono. Com o clima mais seco, animais como jacarés, onças e crocodilos, além de muitas espécies de aves e de pequenos mamíferos, são mais fáceis de serem avistados por turistas.

 5- Curitiba

jardim botancio

Com fama de ter as quatro estações em apenas um dia, a capital paranaense diminui as chances de tantas variações meteorológicas no outono. Aproveite para conhecer o famoso Jardim Botânico da cidade, a Ópera de Arame e o Parque Birigui, com todo o seu verde no meio da cidade. Caminhar pelo centro histórico e fazer uma pausa para um chocolate é boa ideia. Só não se esqueça de levar o casaco e o guarda-chove, afinal, em Curitiba, o tempo muda de repente.