O que é “turismo de luxo” para você?

Hospedar-se em hotéis internacionais com decoração toda em ouro, passeios em lamborghini na Itália ou curtir aquela praia frequentada apenas por milionários e famosos? Se você ainda pensa assim, trate agora mesmo de atualizar o seu pensamento: “ostentação” e “luxo” não andam mais de mãos dadas no turismo.

O “chique” do destino de luxo está em sua simplicidade e autenticidade.

Isto significa que o “turismo de luxo” está cada vez mais acessível a qualquer viajante: basta ter um foco claro daquilo que se almeja para vivenciar essa experiência da maneira mais singular possível. Sabe aquela história de viagem que somente você tem para contar? Eis um bom resumo do que se busca atender, hoje, no setor de luxo em turismo.

Além disso, especialistas apontam que o turismo pós-coronavírus será cada vez mais envolvido com roteiros e destinos que valorizem a sustentabilidade, o locavorismo, a proximidade e a segurança sanitária.

Selecionamos 5 sugestões de “roteiros de ouro” dentro do segmento de luxo no Brasil.

 

1- Cruzeiros na Amazônia

Crédito: GPA Brasil

Crédito: GPA Brasil

Desvendar os segredos da biodiversidade amazônica através dos seus mais de 20 mil quilômetros de rios fluviais têm atraído muitos turistas nacionais e estrangeiros que buscam por uma experiência ainda pouco explorada.

O percurso dos cruzeiros, com paradas, pode incluir contatos com animais típicos da floresta, como o boto cor-de-rosa, apreciação de jacarés, caminhadas por Igarapés e visitas a tribos indígenas. Mas admirar o encontro das águas entre os rios Negro e Solimões não tem igual!

As informações são do Amazonas É Mais.

 

2- Rotas das colheitas

Crédito: Cáceres

Crédito: Cáceres

Vinhos, cafés ou chocolates te satisfazem? Pois saiba que você tem tudo isto e muito mais para apreciar de perto aqui mesmo no Brasil.

De norte a sul do país, há vinhedos, fazendas centenárias de cafés ou de cacau, cultivos de açaís e de jabuticabas, isto sem falar no belíssimo lavandário da cidade paulista de Cunha.

Em todos estes destinos, o turista pode participar do plantio e da colheita, antes de se deliciar com o produto. Tais atividades também são uma ótima oportunidade para se aproximar das culturas locais e do modo de vida dos produtores e agricultores.

 

3- Visitas a tribos 

Reserva Pataxó. Crédito: Walquíria Henriques/ MTur

Reserva Pataxó. Crédito: Walquíria Henriques/ MTur

Conforme citamos na dica 1, é possível visitar algumas tribos indígenas brasileiras através de passeios fluviais na Amazônia. Entretanto, esta não é a única possibilidade para se vivenciar esta experiência entre culturas.

Conhecido como etnoturismo, neste tipo de experiência, o viajante tem a possibilidade de conhecer os costumes  de diversas etnias indígenas no país, como na Bahia, em São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso ou Acre.

Participar da realização de um artesanato típico, fazer pinturas corporais, participar de rituais e provar dos  alimentos destes povos são algumas das práticas incluídas nestes roteiros, controlados por órgãos especializados para garantir a preservação destas culturas.

 

4- Destinos comunitários

Crédito: Vivejar

Crédito: Vivejar

Participar do modo de vida de regiões interioranas no Brasil é abrir os olhos para as diversas realidades e costumes locais que nosso país apresenta.

Você pode tanto conhecer de perto a comunidade de mulheres na Ilha de Cotijuba, no Pará, com seus artesanatos e culinária tradicional amazônica, como ainda realizar a Rota da Liberdade, no Vale do Paraíba paulista e se aprofundar sobre a história do negro do país por meio de visitas a fazendas escravagistas, comunidades quilombolas e outras iniciativas espalhadas pela região que retomam a cultura dos afro-brasileiros.

As informações são do Vivejar

 

5- Spas com propostas diferenciadas

Crédito: Topview

Crédito: Topview

Se você desejar conforto em sua viagem de luxo, uma boa dica são os Spas com propostas personalizadas a cada cliente. Muito mais do que oferecer banhos relaxantes e deliciosas massagens, estes espaços estão cada mais preocupados em um atendimento de excelência a seus frequentadores.

Na lista de “desejos personalizados realizáveis” estão desde o oferecimento de uma sala de cinema exclusiva para dois até o cuidado em evitar que os hóspedes se cruzem, tendo assim, a impressão, de que o “paraíso” é só deles.