default-logo

O PANTANAL ESTÁ EM CHAMAS

Hoje, vemos imagens de como o fogo está atingindo o Pantanal, uma das regiões mais bonitas do nosso país. Com área aproximada de 150.355  km², o local abrigava cerca de 263 espécies de peixes, 41 espécies de anfíbios, 113 espécies de répteis, 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos sendo 2 endêmicas. Hoje grande parte desses números não existe mais.

Crédito: Amanda Perobelli/REUTERS

Um bioma, que já vem sendo impactado pelas ações humanas, em meados de julho está sofrendo ainda mais com tais incêndios florestais. Pode-se dizer que o tamanho da destruição é de uma área maior do que a cidade de Nova Iorque.

Crédito: Caio Guatelli/VEJA

Algumas afirmações podemos fazer:

  •  É a pior seca dos últimos 47 anos;
  • Quanto mais matéria orgânica seca é gerada, mais incêndios intensos ocorrem;
  • +90% são causados pelo ser humano;
  • +2,3 mi de hectares / +15% no bioma queimado;
  • Pantanal é o maior santuário de onças

Em meio a tanto caos e destruição, diversas instituições e brigadistas voluntários estão atuando no combate, resgatando animais e tentando diminuir os prejuízos.

Crédito: Jeferson Prado

Você pode ajudar, doando e apoiando o combate aos incêndios no Pantanal, basta acessar este link do Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal : https://linktr.ee/SOSPantanal e doar o quanto puder, via PagSeguro.

Terra, só temos uma, e grande parte dos moradores dela não estão cuidando como deviam. Incêndios são respostas do meio ambiente, da natureza aos maos tratos que veem sofrendo, se não cuidarmos dela quem vai cuidar?

#SOSPantanal

Créditos: UOL, Ministério do Meio Ambiente e SOS Pantanal


Equipe Birdymee

Sobre o autor

Deixe um comentário

*