Stopover no Panamá

 

Seu voo da próxima viagem faz conexão no Aeroporto de Tocumen, no Panamá? Que tal sair e conhecer um pouco dessa cidade cosmopolita?

 

Apesar de muitos brasileiros viverem atualmente no Panamá, o país ainda é pouco conhecido. Por outro lado, há quem diga que a Ciudad do Panamá é a nova Miami, ou mesmo a Dubai das Américas. Os apelidos se devem à sua ótima oferta de compras, e seus imensos arranha-céus.

 

Diariamente, muitas pessoas passam pelo Aeroporto de Tocumen, a maioria em escala para outros países. O que pouca gente sabe, é que fora do aeroporto existem muitas opções de lazer, entretenimento, cultura e compras!

 

1

O aeroporto está longe do centro da cidade, por isso, para ir até o centro recomendo que tenha ao menos 12h de conexão no país. O trânsito pode ser bem caótico, principalmente em dias de pagamento quinzenal (da série: coisas que nunca entendi no Panamá), e nos horários de pico. Deixo abaixo, algumas opções do que fazer em um stopover na Cidade do Panamá.

 

Passeios ao ar livre:

 

  • Panamá Viejo: Se você não tem muito tempo disponível, considero esse o melhor passeio ao ar livre para fazer. Isso porque as ruínas de Panamá Viejo, que é a antiga capital panamenha, estão localizadas há apenas 17km do aeroporto. Patrimônio Mundial da Unesco desde 1997, a entrada ao sítio arqueológico custa U$6 e dá direito à visita ao Patronato Panamá Viejo, um museu que conta a história da cidade;

 

  • Canal do Panamá: O mais famoso ponto turistico do país, não está tão perto do aeroporto. São cerca de 33km até lá, com grande possibilidade de enfrentar trânsito. Por isso, a visita requer tempo. O canal atravessa o istmo do Panamá, ligando o Oceando Atlântico (através do Mar do Caribe) ao Oceano Pacífico. É uma travessia chave para o comércio marítimo internacional.

 

Independente de sua escolha, no caso dos passeios ao ar livre, esteja preparado para o forte calor e umidade da cidade!

 

A Cidade do Panamá não tem praia para banho. Mas se a sua “praia” for comprar, tem muitas opções.

 

Shoppings:

 

  • Town Center: Há apenas 15km do aeroporto, é um dos shoppings mais novos e modernos da cidade, com muitas opções de lojas e restaurantes.

 

  • Atrio Mall: Também está perto do aeroporto, há cerca de 13km. Um shopping pequeno, e com poucas opções de compras. Se estiver com criança e quiser só passar o tempo, recomendo o parque indoor É um parque/restaurante com muita diversão para os pequenos.

 

  • Multiplaza Pacific: Localizado mais no centro, em uma das zonas residenciais mais nobres da cidade, o Multiplaza é um dos shoppings mais completos da cidade. Está há cerca de 20km do aeroporto, mas o que o deixa distante é o possível trânsito no Corredor Sur, principal via que liga o aeroporto à cidade. Se você busca por lojas de grife, esse é o shopping ideal para você. E para encontrá-las lá dentro, pode ir direto para a Luxury Avenue!

 

  • Metromall: Esse é o shopping mais próximo ao aeroporto; são apenas 8km. E a boa notícia é que o aeroporto disponibiliza transporte gratuito até o shopping. O transporte funciona de segunda à sexta-feira, de 10am às 5pm e aos domingos, de 11am às 5pm. O Metromall tem muitas opções de lojas e praça de alimentação. Lá, eu recomendo o restaurante Dino’s. Um restaurante temático de dinossauros, que entretem adultos e principalmente as crianças, e a comida é ótima!

 

  • Albrook Mall: O meu preferido para compras! O Albrook é o maior shopping da cidade e – há quem diga – o maior da América Latina. Confesso que não confirmei essa última informação, mas posso lhes assegurar que um dia não é suficiente para andar por todo o shopping. Aliás, para levar as pessoas de um lado ao outro, há um trenzinho circulando por dentro do shopping que ajuda bastante. É um shopping popular, e está sempre muito cheio! Se tiver tempo e paciência para garimpar, pode render ótimas compras. São muitas lojas de departamento, uma ala nova com algumas lojas de grife, várias outras lojas de todos os segmentos e uma imensa praça de alimentação. Está mais distante do aeroporto, há cerca de 28km.

 

  • Altaplaza: Há 23km do aeroporto, na minha opinião, o Altaplaza é melhor pelos restaurantes, do que pelas lojas. As lojas não são ruins, mas nada que não tenha nos outros shoppings. O Applebee’s, Nación Sushi e Pastissima estão entre os meus favoritos e que recomendo.

 

Nos shoppings e ambientes fechados no geral (inclusive o aeroporto), a temperatura do ar condicionado é super baixa, por isso vale o velho conselho: leve um casaquinho!

 

Por fim, se posso deixá-los mais uma sugestão nesse artigo é: façam um stopover no Panamá! Tenho certeza que você irá se surpreender!

 

Até a próxima!


Taiane Mazzé

 

Taiane Mazzé
Correspondente de Turismo

+1 (829) 619-6722
taianemazze@gmail.com

Translate »