Panamá; muito alem do hub das Américas

 

O que você sabe sobre o Panamá? Provavelmente, o mesmo que eu sabia até chegar lá. Tudo que eu sabia era algo sobre a existência do Canal do Panamá, e o chapéu-panamá; que depois eu descobri que não é feito originalmente lá. Pois é! Ele é fabricado no Equador e há quem diga que recebeu este nome porque o presidente estadunidense Theodore Roosevelt o usava quando visitou o canal do Panamá, em 1906.

 

Como eu falei aqui nesse artigo, vivi por um ano e meio no Panamá, e vou compartilhar aqui com vocês um pouco do que eu conheci, dicas de passeios, hospedagens, restaurantes e tudo que possa te ajudar a fazer sua agenda de viagens para esse país que me surpreendeu!

 

1

Por ter uma localização estratégica, em seu aeroporto passam diariamente milhões de pessoas em conexão para algum outro país. É conhecido como o hub das Américas. Mas o que a maioria dessas pessoas não sabem é que além do aeroporto, lá fora há uma cidade super cosmopolita, centro histórico, shoppings e muitas outras opções de lazer.

 

Sobre o lugar

 

O Panamá está localizado na América Central, exatamente no istmo que liga as Américas do Norte e Sul, fazendo fronteira com a Costa Rica a Oeste; com a Colômbia a sudeste; o Mar do Caribe, ao norte, e com o Oceano Pacífico ao sul. Sua capital é a Cidade do Panamá, com pouco menos de 1 milhão de habitantes dos estimados 4 milhões totais do país.

 

O idioma oficial do país é o espanhol, e a moeda é a Balboa Panamenha (PAB) e o Dólar Estadunidense (USD). Apesar disso, a Balboa não possui cédulas de papel, apenas moedas. A moeda de circulação de fato é o Dólar, o que aquece muito a economia local.

 

Quando ir

 

O Panamá tem um clima tropical. Sol e calor o ano inteiro! Mas posso dizer que o clima no país é dividido em duas estações: a seca, que vai de dezembro a março; e a úmida e chuvosa, que vai de abril a novembro. Durante a temporada seca, apesar de ter bastante sol, o clima é mais fresco (não frio, apenas mais fresco). Já a temporada úmida, é marcada por chuvas intensas praticamente todos os dias. Porém, são chuvas pontuais em determinado momento do dia, sempre com a temperatura e umidade nas alturas!

 

Além das possibilidades de conhecer as praias do Caribe e Oceano Pacifico, existem muitas temporadas de ofertas e promoções nos muitos “Malls” espalhados pela cidade, como eles chamam os Shoppings Centers.

 

Como chegar

 

Diariamente saem voos diretos do Brasil para o Panamá, pela Copa Airlines. Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre estão entre as capitais que tem voos diretos para o Aeroporto de Tocumen, no Panamá.

 

O trânsito na capital é realmente caótico, principalmente nos horários de rush. O transporte público e os chamados “taxís amarillos”, eu realmente não recomendo. Mas o uber funciona muito bem e é uma forma econômica de locomover. E também existe uma grande oferta de locadoras de carro espalhadas no aeroporto e em toda cidade.

 

Enfim, se você pretende conhecer o Panamá, fica aqui com a gente. Mas se você é uma daquelas pessoas que nunca passou pela cabeça sair do aeroporto mesmo em uma longa conexão, fica também. Em breve eu volto com muitas dicas que, com certeza, irão te fazer mudar de idéia!

 

Até a próxima!


Taiane Mazzé

 

Taiane Mazzé
Correspondente de Turismo

+1 (829) 619-6722
taianemazze@gmail.com

Translate »